Java Collections

Estrutura:


Collection: O framework não possui implementação direta desta inferface, porém, ela está no topo da hierarquia definindo operações que são comuns a todas as coleções;

Set: Está diretamente relacionada com a idéia de conjuntos. Assim como um conjunto, as classes que implementam esta interface não podem conter elementos repetidos. Usaremos implementações de SortedSet para situações onde desejarmos ordenar os elementos;

List: Também chamada de seqüência. É uma coleção ordenada, que ao contrário da inferface Set, pode conter valores duplicados. Além disso, temos controle total sobre a posição onde se encontra cada elemento de nossa coleção, podendo acessar cada um deles pelo índice.

Queue: Normalmente utilizamos esta interface quando queremos uma coleção do tipo FIFO (First-In-First-Out), também conhecida como fila.

Map: Vamos utilizá-la quando desejarmos uma relação de chave-valor entre os elementos. Cada chave pode conter apenas um único valor associado. Usaremos SortedMap para situações onde desejarmos ordenar os elementos.


Quadro com as implementações:


Link com mais detalhes: Caelum - Collections Framework

Comentários